Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Produzindo textos sobre a páscoa


Estratégias e recursos da aula

Momento 1   
A professora, através de uma conversa informal, deve pedir aos alunos que falem (um de cada vez) uma palavra que associem a palavra “páscoa”.  Cada palavra que surgir, a professora deve anotar no quadro. Provavelmente surgirão palavras como:
  • Coelho
  • Chocolate
  •  Ovo
  •  Cesta
  •  Carta
  •  Igreja
  •  Música
  •  Pegadas

A professora pode ajudar surgerindo novas palavras através de perguntas:
Em que dia da semana é comemorada a páscoa?
  •  Domingo

Algumas famílias não comem carne vermelha no dia da páscoa, comem o quê?
  •  Peixe

Momento 2
Quando todos tiverem a oportunidade de dizer alguma palavra relacionada ao tema, a professora distribuirá o caderno ou uma folha de papel ofício para cada criança. Pedirá que a turma crie uma história sobre a páscoa usando essas palavras, a medida que as crianças forem falando, a professora irá escrevendo no quadro a história, produzindo assim um texto coletivo com os alunos.
Exemplo 1:
Minha páscoa
Escrevi uma carta para o coelho da páscoa. Pedi que ele trouxesse um ovo de páscoa pra mim. Quando acordei no domingo de páscoa, segui algumas pegadas de coelho até minha cesta... que supresa!!! Lá estava meu ovo!
Exemplo 2:
A páscoa
A páscoa é comemorada em um domingo. Algumas pessoas vão a igreja e comem peixe nesse dia. Crianças escrevem cartas ao coelhinho da páscoa pedindo ovos de chocolate, montam suas cestas e esperam alegres seus ovinhos.
Momento 3
Perguntar se conhecem alguma música sobre o tema páscoa. A professora pode cantar canções conhecidas como:
“Coelhinho da páscoa o que trazes pra mim?
1 ovo, 2 ovos, 3 ovos assim.
Coelhinho da páscoa que cor ele tem?
Azul, amarelo, vermelho também”...
“De olhos vermelhos, de pêlos branquinhos, orelhas bem grandes, eu sou coelhinho!
Comi uma cenoura com casca e tudo, tão grade ela era... fiquei barrigudo!
Eu pulo pra frente, eu pulo pra traz, dou mil cambalhotas, sou forte demais.
Sou muito assustado, porém, sou guloso, por uma cenoura... eu fico manhoso.”
Momento 4   
Dividir a sala em grupos de 4 ou 5 crianças e distribuir uma cartolina para cada grupo. Pedir que façam um painel decorativo com o tema páscoa. Eles enfeitarão a sala ou a escola. Podem desenhar figuras que lembram o tema, escrever frases, colorir, ilustrar alguma música e enfeitar. A professora deve disponibilizar para as crianças canetinha, giz de cera, cola, papel colorido, paetês, cola colorida, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...