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terça-feira, 28 de agosto de 2012

Entre pontos, vírgulas e travessões - Trabalhando Pontuação

Entre pontos, vírgulas e travessões

Piadas e histórias infantis podem tornar o aprendizado da pontuação mais divertido e prazeroso

Objetivos:
Incentivar o hábito e o prazer pela leitura

APromover o contato com diferentes gêneros literários
Criar um ambiente facilitador para a aprendizagem
Observar como os sinais de pontuação contribuem para a clareza do texto

Thinkstock
Para trabalhar o uso correto dos sinais de pontuação, um caminho interessante é explorar a linguagem oral. E nem é preciso ir muito longe para alcançar bons resultados. Segundo a professora Rafaela Cardoso Beleboni, responsável pela editoração do material didático de íngua portuguesa do Ensino Fundamental da Editora COC, existem metodologias atuais de ensino-aprendizagem que escapam do enfoque tradicional direcionado para a memorização.
"A tendência volta-se para o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos mais variados gêneros discursivos presentes no contexto em que o aluno está inserido", comenta. Um desses gêneros é o humorístico curto, com as conhecidas piadas. Esses textos deixam as aulas mais dinâmicas e levam os alunos a formalizar as descobertas sobre as regrinhas de pontuação. As histórias infantis também levam dinamismo para essa aula.

Mas precisam ser bem contadas para deixar claro o uso da pontuação, como nos momentos de pausa, de questionamentos ou admiração dos personagens, na enumeração dos objetos, entre outros elementos. "Após explorar a entonação do texto e, ao mesmo tempo, buscar uma melhor compreensão do tema trabalhado, promovemos uma transposição para a linguagem escrita para registrar os sinais de pontuação", afirma Valéria Cristina Claudino de Bulhões, professora do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, RN. Veja a seguir as atividades (imperdíveis!) que foram propostas pelas educadoras.



Gêneros humorísticos curtos (1º a 5º ano)

As atividades a seguir foram sugeridas pela professora Rafaela. A intenção é tornar as aulas mais dinâmicas com o estudo de gêneros humorísticos curtos. Para tanto, é necessário selecionar textos que contenham diálogos. Veja alguns exemplos abaixo.



Leitura e observação
1. Selecione piadas infantis que contenham diálogos.
2. Divida os alunos em duplas e distribua as piadas.

Exemplo: Papagaio bilíngue

O cliente entrou no pet shop e disse ao vendedor:
- Quero comprar um papagaio diferente.
- Temos um papagaio bilíngue.
Se você levantar a patinha direita, ele fala francês. Se levantar a patinha esquerda, fala inglês.
- E se eu levantar as duas patinhas?
O papagaio respondeu:
- Aí, eu caio!
3. Peça para os alunos identificarem o elemento que produz humor e observarem como os dois-pontos e o travessão contribuem para a clareza dos diálogos.
4. Registre as descobertas dos alunos e reforce a importância da pontuação.





Vamos pontuar?
1. Divida a turma em duplas e entregue piadas sem a pontuação original.
2. Proponha que pontuem devidamente os textos.
3. Promova a correção coletiva e mostre como os sinais de pontuação podem mudar o sentido dos textos.

Exemplos de piada:
Joãozinho estava observando sua mãe lavar a louça e perguntou ( )
( ) Por que você tem tantos cabelos brancos ( ) mamãe ( )
A mãe respondeu ( )
( ) Cada vez que você faz algo errado ou me deixa triste nasce um cabelo branco ( )
Joãozinho ficou pensando alguns instantes e disse ( )
( ) Mãe ( ) por que todos os cabelos da minha avó estão brancos ( )



Dica!
Para dificultar a atividade, proponha também um texto sem lacunas, para que a turma identifique o local exato para incluir os sinais de pontuação.




Festival de piadas
1. Com o auxílio da turma, organize um festival de piadas infantis.

2. Divida os alunos em grupos e sugira a produção dos textos.

3. Mostre para as crianças que o elemento humor é importante, mas que a pontuação é fundamental para a compreensão das piadas.

4. Promova a correção coletiva, eleja as melhores piadas do festival e estimule o registro.




Leitura em família (2º a 4º ano)

Esta atividade é aplicada pelo Colégio Nossa Senhora das Neves e visa incentivar o hábito e o prazer pela leitura. Valéria reforça a importância de estabelecer uma ligação entre o conteúdo que o aluno aprende em sala de aula e suas experiências externas. Ela acredita que a maioria dos trabalhos pode e deve ter continuidade em casa.
1. Solicite um exercício para ser feito em casa com a participação dos pais. Ambos terão de entrar em um acordo e escolher a mesma obra para ler.
2. A primeira leitura será feita n Thinkstock pela criança, que deverá ler em voz alta e usar a pontuação e a entonação adequadas.
3. Na sequência, a mesma história será contada pelos pais, para que posteriormente seja estabelecida uma comparação entre as leituras.
4. Após a atividade, pais e filhos deverão conversar sobre os personagens, acontecimentos e o lugar onde se passa a história.
5. Se possível, os pais deverão relacionar os textos lidos com situações do cotidiano.
6. Ao final, os alunos terão que registrar a atividade e justificar suas opiniões.

SENTINDO AS PALAVRAS - CRIAÇÃO DE POEMAS

Proposta de atividade

Traga para a sala de aula vários poemas. Procure diversificar autores, estilos e temas. Faça um mural com eles ou afixe-os na lousa. Solicite aos alunos que escolham uma das poesias do mural. Após uma leitura, peça para representarem em uma folha, com linhas, traços e cores, o que sentiram ao ler a poesia.

Cada aluno pode mostrar seu desenho para a classe, e você, professor, pode conversar com o grupo, mostrando a variedade dos sentimentos, que não tem certo ou errado, apenas sentimentos diferentes, pois somos diferentes. E no nosso dia-a-dia, quais os sentimentos que aparecem? Raiva, medo, alegria, desânimo, esperança, amor... Quando sentimos cada um deles?

Faça junto com seus alunos uma lista dos sentimentos que apareceram na conversa, escrevendo-os na lousa. Cada aluno deve escolher o sentimento com que mais se identifica no momento. Peça, então, para fecharem os olhos e pensarem em palavras soltas que se relacionem com esse sentimento.

Após alguns minutos, cada um vai escrever as palavras em que pensou, o que sentiu. Os alunos devem agora se juntar em pequenos grupos, de acordo com o sentimento que escolheram. A idéia é tentar criar um poema a partir do sentimento, afinal já podemos nos arriscar a produzir poesia.

As palavras escritas de cada um podem ajudar a compor o poema do pequeno grupo. Peça que releiam o que escreveram. Dá para intensificar a sonoridade? Solicite a eles que pensem em uma forma de apresentar os poemas criados.
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Dinâmicas para produção de texto

Bom dia pessoal!
Hoje estou postando umas ótimas ideias que encontrei no blog "Educar é Arte!" para trabalhar nas aulas de produção de texto. Confirem!
 
História Coletiva:

Colar figuras, em seqüência, nas laterais de uma cartolina deixando uma extremidade livre para traçar a seta inicial do jogo. Riscar e separar as figuras com caneta hidrocor.

Material Necessário:
 
cartolina, figuras, dadinho, cola, régua, caneta hidrocor.

Jogo:

Equipe de quatro. Jogar o dadinho, contar as casas e na figura que parar, iniciar a história. Prosseguir o jogo e o texto com os demais elementos.

Sugestão para correção:

Auto Correção: após a conclusão do jogo. Ler o texto e realizar a auto correção;

Troca de texto: trocar os textos entre as equipes e realizar a correção com a participação de todos da equipe;

Reestruturação do texto: reestruturar o texto no quadro com a participação dos alunos, questionando os elementos gramaticais, ortográficos e textuais;


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Texto em duplas: na produção do texto em duplas, cada um deve escrever uma linha e passar para o seu par que deverá dar continuidade ao pensamento já iniciado. Não pode haver conversa, só escrita. Caso a palavra seja cortada no final da linha o par tem que terminar a palavra e continuar. Depois do texto pronto é que se dá o título.



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Completar História: O professor distribui fichas com início e final de um texto, os alunos devem completar o meio da história. Pode ser feito em duplas ou em equipes maiores.



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 Reescrever Histórias: O professor lê uma pequena história e os alunos devem reescrevê-la mudando o final, a critério do aluno ou o professor pede que façam um final absurdo, engraçado, feliz, triste, etc.
 


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sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Atividades Gêneros Textuais: 3º ao 5º ano













ELEIÇÕES - TEXTOS E ATIVIDADES PARA O 5º ANO!

Olá amigas!
Encontrei essas ideias no blog Amiga da Educação.
Estou postando em meu blog para auxiliar no trabalho de introduzir o tema Eleições em sala de aula.
Espero que ejude!
 














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quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Produzindo uma história a partir de uma tira em quadrinhos

Momento 1
O professor apresentará a tira em quadrinhos abaixo e pedirá para que os alunos a leiam e interpretem, desenvolvendo as seguintes questões:
( Foto tirada pela autora da aula. Fonte: Livro - Português: uma proposta para o Letramento - Magda Soares - Livro 1- p.177 )
  • Quais são as personagens dessa história?
  • Com quem a Mônica está falando no primeiro quadrinho?
  • Por que a bruxa foi à casa da Mônica?
  • Através da expressão facial da bruxa, podemos saber seu humor? Como ela estava?
  • Por que a bruxa estava se sentindo dessa forma?
  • Por que a Mônica não queria entregar a vassoura para a bruxa?
  • Como estava a vassoura na sala da Mônica? Ela estava parada ou se movimentando?
  • Como sabemos que a vassoura estava se mexendo na história?
  • A vassoura que a bruxa estava procurando era mesmo dela? Por quê?
  • Como as falas são escritas nas histórias em quadrinhos?
  • De que forma a história em quadrinho é contada?
  • Copie as falas da Mônica utilizando parágrafos e travessões.
  • Invente falas para a bruxa nos dois quadrinhos. (Use parágrafos e travessões).

Momento 2
Após a correção oral da atividade anterior, será realizada uma escrita coletiva da história em quadrinho acima de forma que ela seja estruturada em narrativa.
Para tanto, o professor pedirá que os alunos contem oralmente o que estão vendo nas imagens (nos quadrinhos) acrescentando, ainda, possíveis acontecimentos anteriores à fala da Mônica no primeiro quadrinho e posteriores à fala dela no segundo quadrinho.
O professor poderá instigar os alunos com outras questões:

Imagine:
  • Por que, quando e onde a bruxa perdeu sua vassoura?
  • Por que a vassoura estava na casa da Mônica?
  • A Mônica entregou a vassoura para a bruxa?
  • A bruxa gostou da atitude da Mônica?
  • O que a Mônica fez após a bruxa ter ido embora da casa dela?
Essa produção coletiva será ditada pelos alunos e o professor a anotará em uma folha de papel pardo, a qual será enfeitada posteriormente pelos alunos e exposta em mural na sala de aula.

Momento 3
Dispostos em roda, os alunos serão apresentados ao livro "A bruxinha atrapalhada", de Eva Furnari, o qual apresenta as mágicas atrapalhadas de uma bruxinha. Essas histórias são contadas apenas por imagens em quadrinhos, dessa forma os alunos realizarão uma leitura das imagens.

Momento 4
Esse livro é dividido em nove histórias. O professor, então, dividirá a turma em nove grupos e entregará uma cópia de uma história de bruxaria para cada grupo.
Os grupos comentarão a história e ganharão a tarefa de escrever uma narrativa através das imagens dos quadrinhos.
O professor os orientará também a inventar falas para as personagens.
Momento 5
Os grupos, posteriormente, lerão suas histórias para os outros amigos, podendo realizar um concurso de produções e uma encenação da história. Para tanto, um integrante do grupo será o narrador, outro integrante a bruxa e os outros os animais ou objetos que aparecem nas cenas.
Momento 6
Para realizar a encenação das produções escritas a partir das histórias em quadrinhos, os alunos poderão confeccionar um chapéu de bruxa e uma varinha mágica, conforme os exemplos abaixo:
Recursos Complementares
Caso as alunas da encenação queiram poderão se vestir de bruxas. Exemplos da vestimenta dessa personagem encontram-se no site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=roupas+de+bruxas&aq=f&aqi=g1&aql=&oq=&gs_rfai=
Avaliação
O professor avaliará se os alunos reconhecem a estrutura do gênero textual História em quadrinho, a partir da atividade de interpretação do momento 1.
Observará se os alunos são capazes de produzir uma narrativa, a partir de quadrinhos, na escrita coletiva e em grupos.
Constatará a desenvoltura oral dos alunos ao encenarem as histórias produzidas.

Ideias encontradas e retiradas do Portal do Professor.
Autora: Livia Fagundes Neves

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Trabalhando com Histórias em Quadrinhos

Nosso Cotidiano por meio de Histórias em Quadrinhos
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler e interpretar Histórias em Quadrinhos;
  • Compreender o gênero narrativo;
  • Organizar, selecionar e priorizar o registro do cotidiano por meio da escrita;
  • Interpretar textos não verbais;
  • Criar histórias em quadrinhos utilizando fatos do cotidiano.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 (quatro) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que o aluno entenda a produção de Histórias em Quadrinhos e saiba utilizar os programas de seu netbook, como Kword, KolourPaint, Kpresenter, Wxcam e Mozilla Firefox.
Estratégias e recursos da aula
1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
CESTA DE LEITURA
-Professor, para introduzir o tema e motivar os alunos, providencie várias revistas de histórias em quadrinhos, contendo diversas expressões: escritas, não verbais, coloridas, preto e branco, entre outros (todas voltadas para a infância). Coloque-as em uma cesta ou caixa que as caiba e nomeie como “Cesta de Leitura”.
Organize uma roda de conversa e apresente a “Cesta de Leitura” à turma. Peça para que escolham uma revista e a explore:
  • O que a capa revela?
  • Qual o tema da história?
  • Por que a história é escrita dessa forma?
  • Para que serve Histórias em Quadrinhos?
  • Entre outras questões.

Depois do trabalho de exploração encontre um lugar na escola, onde os alunos possam ler em silêncio uma história da revista em quadrinhos (pátio, biblioteca, outros). Posteriormente, reorganize-os em outra roda de conversa para que relatem a história lida. Os alunos que não estiverem alfabetizados poderão relatar a leitura de imagens. É importante que a partir desta sensibilização, os alunos compreendam este gênero narrativo chamado Histórias em Quadrinhos.
Aproveite a oportunidade e fotografe este momento, utilize a WxCam, que fica na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam). Peça que os alunos fotografem cenas desta atividade, que deve fazer parte do cotidiano escolar: a leitura livre em diferentes espaços da escola. As fotos podem fazer parte do portfólio, instrumento avaliativo, deste trabalho.

2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
PESQUISANDO NA INTERNET
Professor, depois da exploração das revistas, oriente os alunos a acessarem a internet com seus netbooks por meio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] . Os alunos deverão pesquisar na web, o criador das histórias em quadrinhos no Brasil de maior sucesso, Maurício de Souza, o inventor da Turma da Mônica. Algumas questões irão direcionar o trabalho:
  • Por que ele criou a Turma da Mônica?
  • Quais são os personagens principais?
  • De qual personagem o(a) aluno(a) mais gosta? Por quê?
  • Entre outras.
Veja alguns sítios que você poderá utilizar com seus alunos nesta atividade
MaurÃcio
Tirinhas
As respostas às indagações deverão ser registradas em uma tabela construída pelos alunos no netbook, com a sua orientação pelo seguinte caminho: Kword (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). Veja o exemplo:

NOME: ________________________________________
DATA: ___/___/____

REGISTRO DA PESQUISA

    1- Quem criou a Turma da Mônica? Por quê?
    ______________________________________________
    2- Quais são os personagens principais?
    ______________________________________________
    3- De qual personagem você mais gosta? Por quê?
    ______________________________________________
 
3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
NOSSO COTIDIANO POR MEIO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Professor, ainda utilizando os netbooks, oriente os alunos a construírem “Tirinhas” de Histórias em Quadrinhos, cujos personagens, sejam colegas e docentes da própria sala de aula. Eles deverão representar cenas do cotidiano da sala de aula, com um tom mais cômico, ou seja, engraçado. Para isto, é necessário que organizem, selecionem e priorizem o registro do cotidiano por meio da escrita e de desenhos.
Uma ferramenta que facilitará o processo é o KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de pintura). Com esta ferramenta o aluno poderá desenhar e manuscrever como se usasse um pincel. É importante oferecer como modelo os gibis da Cesta de Leitura e/ou orientá-los a acessarem sítios que contemplem as Histórias em Quadrinhos, como em www.monica.com.br/comics/nwelcome.htm. Neste sítio o aluno tem a opção em clicar em tirinhas e visualizar os exemplos.
Para as salas de alfabetização inicial é bom iniciarmos o trabalho com Histórias em Quadrinhos com tirinhas, por ser menos extenso e por utilizar um texto com linguagem simples.

4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
SOCIALIZANDO
Professor, o trabalho da construção da História em Quadrinhos em tirinhas intitulado “NOSSO COTIDIANO POR MEIO DAS HQ” deve ser socializado para a turma. Sugiro a apresentação pela ferramenta Kpresenter (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de produtividade>Gerador de Apresentação), que permite a criação de uma sequência de slides para uma apresentação com textos e imagens. Dessa forma, você com os seus alunos podem preparar um conjunto de slides das Tirinhas para usar em uma apresentação na tela do computador com projeção no Datashow, para que toda a turma visualize. Aproveitem as fotos realizadas na 1ª atividade para fazerem parte da apresentação.
Caso a turma decida socializar para mais pessoas, façam um convite, utilizando novamente os recursos do Kword (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos). Boa apresentação!
Recursos Complementares
Avaliação
Professor, a capacidade criadora utilizando os recursos verbais e não verbais será neste trabalho avaliada. As atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É importante verificar se eles compreenderam o gênero narrativo trabalhado, bem como organizar, selecionar e priorizar os fatos do cotidiano escolar, parte da sua vivência no mundo.

Autora: Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli (Portal do Professor)

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25 de Agosto - Dia do Soldado

 

As datas comemorativas ou fatos históricos são recursos importantes para se resgatarem valores de uma cultura rica como a brasileira, devido a mistura de várias raças, onde cada qual contribuiu para a formação do que somos hoje. E podem tematizar uma série de atividades criativas e interessantes, proporcionando integração, cooperação, alegria e prazer.

Objetivos:
* Dar um enfoque atualizado as comemorações das datas comemorativas e cívicas.
* Desenvolver o senso crítico do aluno, levando-o a questionar a realidade em que vive.
* Valorizar a figura do soldado encarregado da defesa da Pátria e de proteger o bem estar e a ordem social.
* Reconhecer a figura de Duque de Caxias como patrono do Exército Nacional.
* Conhecer a letra dos Hinos da Independência e do Hino Nacional.
* Conhecer os Símbolos da Pátria.
* Conhecer a história do Brasil antes da Independência.
Desenvolvimento
Os fatos históricos sociais, cívicos, religiosos ou folclóricos são muito importantes para se trabalhar em sala de aula com os alunos a Pluralidade Cultural, sugerida nos Párâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e podem tematizar uma série de atividades no ambiente escolar.
Em conversa na rodinha levar os alunos a distinguir nas forças armadas Exército, Aeronáutica, Marinha, Soldados da Polícia Militar, Polícia de trânsito, Corpo de Bombeiros, como sendo profissionais amigos encarregado da defesa da Pátria que estão para nos servir e também a nossa Pátria.
Organizar o cantinho do Soldado com pesquisas, várias gravuras, poemas, desenhos, cartazes e etc. Fazer uma entrevistas com militar ou expedicionário para saber:
- O que é ser soldado?
- O que veste, porque se veste com farda.
- O que ele precisa para proteger as pessoas e a Pátria.
- O que faz um soldado.
- Como é treinado.
- Que armas usa.
Independência do Brasil - 7 de Setembro
Roda de Conversa:
- Você pode fazer o que quiser no seu país?
- Você mudaria alguma coisa no seu país?
Nossa terra se tornou independente! ( Levar os alunos a reconhecer o significado dessa palavra). Você já ouviu o Hino Nacional ? Ele foi composto por Duque Estrada e Francisco Manoel da Silva, para deixar registrado o Dia da Independência.
Atividades relacionadas
1- Pesquise, em jornais e revistas, recorte e traga para a sala de aula, imagens de coisas que você não gostaria de ver no seu país e, com a ajuda da professora, monte um mural, com a frase:
O Brasil que não queremos

2- Vamos ouvir um trecho do Hino Nacional e depois desenhar, numa folha de ofício, uma ilustração que mostre o que você mais gostou nesse trecho do Hino.
HINO NACIONAL BRASILEIRO ( Antes de cantar , fazer a interpretação da letra do Hino)
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante
E o sol da liberdade em raios fúlgidos
Brilhou no céu da pátria nesse instante
3- Apresentar os Símbolos da nossa Pátria: Bandeira do Brasil, Hino Nacional, Selos e Armas.
4- Apresentar o Hino da Independência.

-Trabalhar textos e interpretação, dramatização, desenhos, filmes, músicas, poemas, pesquisas, etc.
 
Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
 
   Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋• Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ●๋•Juliana Gomes●๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ● ๋•Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Jogo do Alfabeto

 
Olá colegas,
encontrei este jogo no Blog da Sintian, e achei interessante dividir aqui com vocês. As imagens do jogo tive que montar novamente pois não consegui extrair do Blog dela.

OBJETIVO: Reconhecer as letras do alfabeto e identificar a letra inicial das palavras.

1°) Recortar as palavras e colar sobre as figuras, no espaço em branco de cada ficha;

2°) Recortar as fichas e em pequenos grupos propor algumas brincadeiras:

>> Ordenar as letras (de A a Z e de Z a A).

>> Juntar dois conjuntos de fichas e fazer um jogo de memória, encontrando a mesma imagem.

>> Fazer uma memória tendo que achar a letra ‘vizinha’. Por exemplo: A – B, C – D, E – F, etc...

3°) Registrar as palavras trabalhadas, destacando a letra inicial, o número de letras,...

4°) Fazer um registro coletivo, descrevendo com frases simples o que fizeram na aula. Pode-se registrar as regras de algum dos jogos.

Utilizando Histórias em Quadrinhos


Etapas para criação de uma história em Quadrinhos

1- PersonagensSão eles que conduzem os enredos. Os personagens têm vontades, dramas, conflitos, ironias. É por meio de suas falas e ações que as histórias são contadas.

2- BalõesCriados especificamente para as histórias em quadrinhos (HQs), os balões possuem vários tipos, sendo os principais: de fala, de pensamento de ira,de berro, de sussurro. Neles são escritos os pensamentos e as falas dos personagens. O desenho deles é bem variado, mas em geral os de fala possuem um "rabinho" em direção ao personagem falante.












3- CenáriosÉ nos cenários que as ações dos personagens acontecem. Há dois tipos de cenários, os internos (dentro de residências e outros prédios) e os externos (a rua, o espaço sideral, o céu)

4- Onomatopéias
São palavras ou junções de palavras que imitam a voz de animais ou ruídos de objetos.
Ex: BUUM!!! (explosão), CRI_CRI!! (grilo), TOC-TOC! (batendo à porta), TIC-TAC! (bater do relógio). Embora sejam outro elemento exclusivo da linguagem das HQs, as onomatopéias são passíveis de criação livre.












5- Recordatórios
É um tipo de balão usado específicamente para a narração. Não possuem "rabinho" em direção a personagens. Exemplos: "Enquanto isso..." e "No dia seguinte..."

6- QuadrosEles delimitam o enquadramento das cenas de uma HQ. Podem ser variáveis em tamanho e formato, de acordo com a necesidade da cena a ser desenhada.

PLANO DE AULA

OBJETIVOEssa atividade propõe, por meio de uma abordagem educomunicativa, produzir uma história em quadrinho que permita aos alunos criarem e vivenciarem, com textos e desenhos, este momentosingulardaHistória.

ATIVIDADEEste plano de aula poderá abranger de forma interdisciplinar as áreas de Artes (para a pesquisa iconográfica e os conceitos de histórias em quadrinhos), Língua Portuguesa (para a construção de narrativa, diálogos e revisão de texto) e História.

Alguns conceitos básicos de HQs que os professores e alunos poderão adotar estão expostos no quadro acima, como, por exemplo, os tipos de “balões” e as onomatopéias,
dois componentes criadosespecificamente para essa linguagem.

O PAPEL DO EDUCADOR
O papel do professor nessa tarefa é colaborarcomos estudantes no sentido de Incentivá-los a integrar, de forma interdisciplinar, seus conhecimentos e emoções,
para que se percebam capazes de representar a nossa história pormeio das histórias em quadrinhos.

MULTIPLICANDO
Os quadrinhos produzidos, depois de serem apresentados para os estudantes em sala de
aula,deverão ser expostos na escola, incentivando outros professores e alunos de outras séries a participar em desta proposta.

DESENVOLVIMENTOProduzir uma história em quadrinhos é, em geral,uma atividade coletiva(há quem escreva,quem desenhe, quem pinte)e pode ser desenvolvida em três etapas:

–Primeira etapa:
após a pesquisa sobre o tema, cada grupo terá uma abordagem diferente. O professor
de Língua Portuguesa pode incentivá-los tomando como apoio a idéia de que quadrinhos são seqüenciais e, portanto, contam uma história que tem começo,meio e fim.

Nessa etapa, os alunos irão escrever
as falas para seus personagens e começar a dividir a ação em quadros.

–Segunda etapa:
é a hora da escolha do posicionamento para os personagens nos quadros,e a partir daqui entra em cena o professor de Artes.
A criatividade dos alunos para desenhos e cores darão vida aos textos por eles mesmos criados a partir das aulas e por meio de pesquisas.

–Terceira etapa:
após a execução das histórias em quadrinhos,os alunos organizarão uma exposição
dos trabalhos –os quadrinhos produzidos e as pesquisas visuais –, que podem ser afixados em papel cartolina, como painéis que serão apresentados e expostos para toda
a classe.

– Quarta etapa: faça um novo grande círculo nA sala de aula e peça aos alunos que façam uma reflexão conjunta sobre a experiência quetiveramaoaprender(eapreender)
os conceitos de História e ao recriar, com os próprios estilos de histórias em quadrinhos, o tema estudado.

Fonte: http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/dumont.pdf
 
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